Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa
CONCURSO 1994: 1º PRÉMIO do Concurso Público para Ampliação da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa
Cidade Universitária, Lisboa
27.659m2
CONSTRUÍDO: 2001
REABILITAÇÃO: 2012/2013
Ampliação da Biblioteca: Em construção
ARQUITETOS: Rui Barreiros Duarte e Ana Paula Pinheiro
A proposta para o Edifício que amplia a Faculdade de Direito é assumida como tendo uma valência idêntica ao existente, contrapondo à entrada atual uma outra, sugerida por um plano ortogonal, que progressivamente deixa ler os diversos espaços distribuidores iluminados controladamente por um conjunto de pátios. O eixo diagonal cria no desenho do novo Edifício um eixo que relaciona duas formas platónicas - cilindro e cubo - criando uma tensão e uma rotação com o existente, com o qual se liga através de duas galerias em níveis diferentes. A composição estrutura-se de modo a criar uma identificação dos elementos componentes do conjunto, definindo as diversas zonas funcionais: Anfiteatros, Sala de Audiências, Biblioteca, Auditório e Gabinetes de Professores.
Apesar da contenção de preços exigida, elegeram-se materiais com qualidade que se compatibilizassem em termos plásticos, caracterizando as formas e os espaços e enfatizando a dignidade que um edifício deste tipo deve possuir.
Em 2012 foi executada uma nova reabilitação, tendo iniciado o projeto da remodelação e ampliação da Biblioteca. Pretendeu-se com este projeto criar uma síntese entre Arquitetura, Sustentabilidade e Design, que justificasse um desenho de conjunto com simplicidade, e de forma a minimizar o impacte ambiental. Para isso, consideraram-se todas as fases do ciclo de vida do edifício – conceção / construção / desconstrução.
A conjugação entre as diversas especialidades e a especificidade de cada uma constitui um contributo técnico fundamental para se otimizar os resultados que se pretendem.
Foram igualmente realizadas Reabilitações em anfiteatros, salas de aula, salas de Pós-Graduação, na Secretaria e Tesouraria, incluindo o design de mobiliário que foi executado segundo os princípios do Design sustentável.
O princípio de alterações mínimas seguido pela Arquitetura, também foi adotado pelo sistema de climatização.
Fotógrafos: Telmo Miller, Sérgio Mah, Cristina Berardi, Orlando Júnior, Claúdia Freitas, Ricardo Rocha, Sofia Caetano ,Carla Bordin, Nuno Batista.