top of page
COROalto_r05a-300.jpg
Catedral de Portalegre

Reabilitação da Sé Catedral de Portalegre, Claustros e Espaços Anexos

Praça do Município, Portalegre

CONCURSO 2014: 1º PRÉMIO do Concurso por Convite para Reabilitação da Sé Catedral de Portalegre, Claustros e Espaços Anexos

ARQUITECTOS: Rui Barreiros Duarte e Ana Paula Pinheiro

Reabilitação das áreas de Culto: Em construção

 

O Projeto de Reabilitação da Sé Catedral, Claustros e Espaços Anexos é realizado no âmbito do “Portugal 2020”.

Na proposta de intervenção na Sé de Portalegre, Monumento Nacional (1910), procurou-se valorizar o conjunto patrimonial existente, através da recuperação do edificado e da criação de infraestruturas adequadas.

Toda a intervenção teve como conceitos chave a reversibilidade, sustentabilidade, versatilidade e simplicidade, com respeito pelo Património.

Esta fase de projeto refere uma adaptação de uma visão mais abrangente para a recuperação e dinamização cultural da Sé Catedral correspondendo à 1ª fase de implementação do Projeto.

A cobertura da nave central e das capelas Norte da Catedral de Portalegre são revestidas a telha romana no canal e de canudo na cobrideira, aplicadas em 1940 pela Direção Geral dos Monumentos Nacionais. Contudo, a Direção Geral do Património Cultural DGPC, entidade supervisora das intervenções no património, exige a substituição da telha romana existente, por telha de canudo a colocar na reabilitação da catedral. Decorrente desta condicionante da DGPC optou-se pelos seguintes princípios da intervenção prioritária:

Reabilitação dos telhados de edifícios patrimoniais com telha de canudo;

Volumes novos com coberturas e fachadas verdes, conciliando a mensagem cultural com a sustentabilidade, diluindo e tornando anónima a sua presença. Clarificação do edificado, retirando anexos e elementos dissonantes.

Na Sé é de realçar uma completa remodelação do Coro Alto (devido à degradação da estrutura), assim como do claustro e espaços anexos.

Em termos de revestimentos, há uma clarificação dos materiais, no que respeita aos azulejos, elementos pétreos e rebocos.

 

Fotógrafo: João Morgado

bottom of page