Museu da Presidência da República
Palácio de Belém, Praça Afonso de Albuquerque, Lisboa
1.200 m2
CONCURSO 1997: 1º PRÉMIO do Concurso por Convite para Adaptação de Edifícios para Instalação do Museu da Presidência da República
CONCURSO 2002: 1º LUGAR do Concurso Limitado para Concretização e Desenvolvimento do Programa Museológico
CONSTRUÍDO: 2004
COMEMORAÇÃO DO 10º ANIVERSÁRIO DO MUSEU: 2014
ARQUITECTOS: Rui Barreiros Duarte e Ana Paula Pinheiro
Museu da Presidência da República, de autoria de Rui Barreiros Duarte e Ana Paula Pinheiro é o resultado de dois concursos por convite realizados em 1997 (reabilitação arquitectónica), em 2002 (concretização do programa museológico) e nova reabilitação realizada em 2014 (comemoração do seu 10º aniversário).
O Projeto inicial incidiu em dois espaços disponíveis para Museu, tendo como objetivo recuperar o antigo armazém e carpintaria que faziam parte dum conjunto edificado de apoio ao Palácio de Belém. Foi uma forma de integrar culturalmente parte dum conjunto edificado que se encontrava desvitalizado. Destes espaços foi aproveitado o potencial espacial compatibilizando-o com uma escala adequada à sua nova função, pelo que se procedeu a uma profunda remodelação.
O Museu foi pensado como um espaço inclusivo em termos de mobilidade, com acessos por rampa e uma plataforma elevatória entre pisos.
Em 2014, para comemoração do seu 10º aniversário, foi feita uma reabilitação do Museu.
A intervenção arquitectónica decorreu das seguintes condições específicas: recolocação dos retratos dos Presidentes da República e criação de novos sistemas de interação com o público; substituição do sistema de projeções e dos vidros fronteiros aos respetivos retratos por touchscreens para informação complementar. O suporte destes equipamentos foi desenhado reutilizando as estruturas metálicas dos sistemas de projeções dos retratos dos Presidentes, solução também aplicada na recolocação expositiva dos livros mágicos.
O Design do conjunto privilegiou a sua sustentabilidade económica e material de acordo com os princípios de reduzir, reutilizar, reciclar e renovar.
Fotógrafos: FG+SG