
Catedral de Portalegre
Reabilitação da Sé Catedral de Portalegre, Claustros e Espaços Anexos
Praça do Município, Portalegre
CONCURSO 2014: 1º PRÉMIO do Concurso por Convite para Reabilitação da Sé Catedral de Portalegre, Claustros e Espaços Anexos
854,54 m2
ARQUITECTOS: Rui Barreiros Duarte e Ana Paula Pinheiro
Arquitectura Paisagista: ARPAS
A intervenção no conjunto patrimonial que constitui a Sé Catedral de Portalegre cumpre dois objetivos programáticos:
Recuperação do conjunto edificado e criação de infraestruturas adequadas;
Introdução dum programa de dinamização cultural com zonas expositivas para exposições permanentes e temporárias, apoios logísticos e recolocação de funções complementares à Igreja. Estas duas vertentes, articuladas entre si, permitem criar também uma autonomia entre o público visitante e as atividades religiosas.
Todas as construções anexas que se foram fazendo ao longo do tempo e que desvirtuam o caráter do edificado serão removidas,
eis que se enchrazios, pelo que refere: ue:to de acrescentos que se foram fazendo ao longo do tempo e que hno sentido de clarificar a autenticidade da Sé, permitir uma adequada iluminação natural e evitar infiltrações.
A proposta para o imóvel desenvolve-se de acordo com o programa “Rota das Catedrais”, que prevê uma Sala para Exposição Permanente destinada à exposição de peças do Tesouro e outra para Exposições Temporárias. Esta Sala é acessível a partir da entrada pela porta do sol no piso superior. O acesso é efetuado através de escada e elevador.
A cobertura da Sala de Exposições Temporárias tem uma inclinação que se articula com a pendente da muralha, deixando um espaço livre em toda a frente em relação ao Cabido. Nesta área existe uma zona quadrada onde se inscrevem painéis fotovoltaicos inseridos no vidro. Tal como a Sala de Exposição Permanente, a cobertura verde anula a sua presença através duma textura natural inserindo-se na paisagem.
Os materiais utilizados são o vidro e o reboco caiado de branco. Esta zona envolve o elevador e as instalações sanitárias e permite a conquista de vistas sobre a paisagem.